Hepfner Contabilidade - Assessoria Contábil - Escritório de Contabilidade em Ijuí/RS


Ano novo, contas em ordem: veja como simplificar as finanças da sua empresa

  • 17/12/2024

     
     


     

    Ano novo, contas em ordem: veja como simplificar as finanças da sua empresa

    O começo do ano é marcado por uma série de compromissos financeiros. Para os empreendedores, o pagamento de tributos, o ajuste de impostos sobre o faturamento anual, o aluguel, as despesas com fornecedores e a folha de pagamento podem sobrecarregar o orçamento dos negócios já em janeiro.

    Segundo William Santos, diretor comercial da VarejOnline — empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV) —, essa concentração de demandas operacionais exige organização e planejamento para evitar problemas no fluxo de caixa ao longo do ano.

    “Organizar as finanças desde o começo também contribui para realizar planejamentos estratégicos. Com um panorama claro das receitas e despesas, as decisões sobre investimentos, promoções e melhorias operacionais ficam mais embasadas, aliviando a pressão sobre os gestores e permitindo que eles foquem no crescimento do negócio”, afirma.

    O especialista defende que, para chegar na clareza orçamentária ideal, é preciso simplificar o controle de recursos e investir em automação. ERPs e plataformas de automação permitem centralizar informações, acompanhar despesas em tempo real e programar pagamentos. Os sistemas mais eficientes também emitem alertas sobre prazos e valores de impostos, reduzindo o risco de multas e juros por atrasos.

    Além disso, a automatização desse controle permite uma previsibilidade maior ainda, garantindo que os compromissos sejam honrados sem comprometer a saúde da empresa.

    “A simplificação do controle de pagamentos é uma estratégia para garantir um início de ano tranquilo e produtivo. Com as ferramentas e práticas certas, as empresas podem enfrentar os desafios do começo do ano com organização, eficiência e, o mais importante, sem dor de cabeça”, finaliza William.

    Fonte: Contábeis


Subir ao topo