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Como alavancar seu negócio: 5 dicas para pequenos empreendedores

  • 18/12/2024

     
     


     

    Como alavancar seu negócio: 5 dicas para pequenos empreendedores

    Empreender não é uma tarefa fácil. Por trás de um “negócio de sucesso”, existe uma série de estratégias e planos que auxiliam o empreendedor no desafio de manter o seu empreendimento funcionando.   

    Pensando neste cenário, o Diretor Executivo de Vendas e Marketing da IOB, Alexandre Wyllie, listou alguns pontos importantes de atenção do empreendedor ao abrir um negócio. 

    1. Como identificar as tendências do setor em que atuo?

    Todo empreendedor deve estar a par das tendências do ramo em que atua, identificando oportunidades importantes de negócio. Para Wyllie, antes de abrir o negócio, é importante que seja feita uma análise do ambiente de negócios do segmento em que se deseja empreender, pensando em questões práticas como: “tenho eficiência operacional para empreender nesse ramo? Tenho as ferramentas necessárias?”, conta o Executivo. 

    Já para os que já começaram o negócio e ainda não analisaram seu posicionamento enquanto empreendedor, a dica é partir para uma análise comparativa do mercado. “Qual o tamanho do mercado no meu segmento de negócio? Qual meu público-alvo? Qual a volumetria de produtos e/ou serviços que meu negócio vende? Assim, posso entender se estou no caminho certo e ir para a análise de tendências. Não adianta analisar uma tendência se eu ainda não tenho os elementos de eficiência operacional para manter o negócio funcionando”.  

    2. Como utilizar a tecnologia a favor do meu negócio?

    “Começando pelo começo”, explica Wyllie. Segundo o Diretor, empreendimentos que contam, sobretudo, com vendas e prestação de serviços, é fundamental que o empreendedor tenha um emissor de notas eficiente que conte com um sistema de inteligência para realizar a emissão das notas corretamente.

    “Mais do que vender, o empreendedor tem que entender quais impostos incidem em seu negócio, o quanto ele vai ganhar, qual o impacto da tributação etc. Só assim, ele pode precificar seu produto de forma em que seja possível operar com o mínimo de margem de segurança financeira”, diz o Diretor de Vendas e Marketing da IOB. 

    3. Como identificar o público-alvo do meu negócio? Como atingir esse público?

    Para os novos empreendedores, é possível atuar com um público menor – Wyllie chama de “grupo de controle”. Começar com um grupo limitado, identificar a quantidade de demandas que este grupo requer e, na prática, entender o quanto o negócio pode oferecer. “Quando controladas as demandas deste pequeno grupo, eu consigo projetar e estimar quais serão meus desafios, caso amplie meu negócio”, explica. 

    4. Quais métricas acompanhar na gestão do meu negócio?

    Para Wyllie, o item principal da gestão deve ser o controle financeiro: “não é falta de lucro que faz uma empresa quebrar, é a insuficiência de fluxo de caixa”. Assim, é importante que o empreendedor busque se capacitar em relação à gestão financeira do seu negócio. 

    “O fluxo de caixa é que determina a saúde da empresa. Às vezes a gente gasta mais do que ganha, é como usar cartão de crédito - com um bom gerenciamento, é possível driblar os apertos financeiros”, comenta.

    5. Como manter a satisfação dos clientes a longo prazo?

    Mais importante que conquistar o cliente é fidelizá-lo. Segundo Wyllie, os passos são: adquirir, engajar, rentabilizar, reter e renovar.

    • Adquirir: é o momento de conquistar o cliente, convencê-lo de que o serviço e/ou produto que seu negócio oferece é mais vantajoso que o da concorrência; 
    • Engajar: após a venda do produto ou serviço, é importante que o cliente interaja com a marca e conheça outros serviços;
    • Rentabilizar: após o engajamento é a hora de rentabilizar – mostrar aquele cliente outros produtos e serviços que possam agregar valor ao que ele já adquiriu;
    • Reter: adquirindo novos produtos, o cliente está na fase de retenção, mantendo-se fiel à sua marca;
    • Renovação: por fim, após cumprir toda esta jornada com sucesso, o cliente pode voltar a utilizar seu serviço e até recomendá-lo a outras pessoas.  

    Fonte: Contábeis


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